ANA Amazônia-PRODIAS


ANA Amazônia: Articulação Nacional de Agroecologia-Amazônia
Veja o link da ANA!!!

http://www.agroecologia.org.br/
PRODIAS
Programa de Diálogo e Intercâmbio em Agricultura Sustentável
No ano 1993, a Pão Para o Mundo (PPM) iniciou um processo de diálogo e assessoria na América Central, para o fomento da segurança alimentar e da proteção do meio ambiente através da agricultura sustentável. Este processo, que hoje é conhecido como “Programa de Intercambio, Diálogo y Asesoría en Agricultura Sostenible y Seguridad Alimentaria" (PIDAASSA), foi expandido para atualmente 11 países da América Latina e Caribe.
Em 2003, o Brasil foi integrado ao programa continental PIDAASSA com o programa PRODIAS (Programa de Diálogo e Intercambio em Agricultura Sustentável).
O objetivo geral do PRODIAS:
- Consolidar o PRODIAS nos espaços onde atuam as organizações/redes que participam do Programa, no intuito de potencializá-lo e fortalecê-lo como o elemento aglutinador, animador e fomentador de AS/SA (Agricultura Sustentável / Segurança Alimentar) na Amazônia, aplicando conceitos e estratégias de AS/SA e métodos de experimentação e de troca de experiências, fortalecendo a ANA Amazônia (Articulação Nacional de Agroecologia) e garantindo a integração e igualdade de direitos de mulheres e homens.
O PRODIAS compreende quatro iniciativas da Rede ANA - AMA, que atuam de forma autônoma,mas articuladas entre si:
  •  BAS (Banco de Assessores e Assessoras em Agroecologia na Amazônia)
  • BIS (Banco de Informações sobre Sementes Tradicionais)
  • RIAA (Rede de Informação Agroecológica na Amazônia)
  • RMERA (Rede de Mulheres Empreendedoras Rurais da Amazônia)
- A concepção do BAS está fundada na idéia da construção de um banco de informações de técnicos/as e, principalmente, de agricultores/as com experiência técnica e prática, para a prestação de assessorias especificas a outros grupos e comunidades no âmbito do PRODIAS e da ANA-AMA.
Neste banco são registradas 96 pessoas (54 homens e 42 mulheres) e foram realizadas em total 13 assessorias que beneficiaram cerca de 280 pessoas.
- O BIS tem como objetivo resgatar, multiplicar e difundir variedades de sementes tradicionais (crioulas) que estão em risco de extinção. Tecnicamente, o BIS consiste de um software que foi desenvolvido ao longo do tempo para os fins de cadastro e controle de informações relacionadas a sementes tradicionais, que atualmente contém uma ampla base de dados com mais que 600 sementes cadastradas de 114 espécies e mais que 400 variedades. O BIS atua principalmente no estado do Mato Grosso articulado pela rede GIAS - MT (Grupo de Intercâmbio em Agricultura Sustentável – Mato Grosso) e compreende cerca de 40 grupos e organizações com aproximadamente 2.500 famílias participantes.

- A RIAA pretende ser uma resposta à dificuldade de acesso à informação na Amazônia, em especial a informações relacionadas às iniciativas agroecológicas. A RIAA dinamiza a troca de informações no âmbito da ANA-AMA e divulga, de diferentes maneiras, notícias relevantes sobre a Amazônia,em particular sobre as políticas públicas para a agricultura familiar. São cadastradas cerca de 1.100 pessoas para receber o Informativo Eletrônico da RIAA.

- A RMERA resulta da parceria entre quatro organizações ( Secretaria de Mulheres da FETAGRI-PA, GTNA, MMNEPA e FASE-PA) que juntos organizaram, em 2002, o I Encontro das Mulheres Empreendedoras Rurais da Amazônia, reunindo 70 participantes de iniciativas econômicas dos grupos de mulheres. Este evento marca o início da construção da RMERA, que nasce com o objetivo principal de promover a articulação e a troca de conhecimentos entre mulheres produtoras e gestoras de empreendimentos econômicos da produção familiar rural na Amazônia.
Em 2005 a RMERA se integrou ao NuD e ao Grupo de Trabalho - Mulheres da ANA, atuando como o braço organizativo das mulheres da ANA-AMA e como canal de aprofundamento da reflexão sobre os direitos de mulheres e também sobre as relações de gênero no contexto da agricultura familiar na Amazônia. RMERA ajudou integrar o tema de gênero dentro das organizações que participem no NuD. Foram realizadas muitas discussões sobre o tema e duas oficinas sobre gênero e masculinidade.

- Atualmente a RMERA é a iniciativa com maior abrangência regional no âmbito do PRODIAS e está presente com cerca de 160 grupos (aproximadamente 2.600 famílias) em todos os estados Amazônicos por meio das entidades Animadoras Regionais e Estaduais. A RMERA conseguiu segurar o financiamento das suas atividades através de dois projetos de três anos cada um.O PRODIAS envolve um número muito grande de organizações articuladas nas quatro iniciativas agroecológicas (BAS, BIS, RIAA, RMERA), o NuD (Núcleo de Diálogo do PRODIAS) é o espaço de gestão coletiva do PRODIAS na ANA-AMA e atualmente é constituído pelas seguintes organizações e redes: APACC; AROA; CPI–AC; FASE–PA; CTA –MT (que representa GIAS); GTNA; MMNEPA(que representa RMERA); TIJUPÁ (que representa RAMA).

Se informe sobre o PIDAASSA:
Programa de Intercambio, Diálogo y Asesoría en Agricultura Sostenible y Seguridad Alimentaria
Pagina internet: www.pidaassa.org
Contato: administrador@pidaassa.org