terça-feira, 20 de julho de 2010

Projeto realiza Oficina de Métodos Participativos em Cametá.

Durante o período de 13 a 15 de julho aconteceu em Cametá, região do Baixo Tocantins a Oficina de Métodos Participativos - DRP ( Diagnóstico Rural Participativo) com mulheres das duas regiões atendidas pelo projeto. A iniciativa foi da APACC uma das parceiras do projeto.

A metodologia tem como ação a agroecologia, isto é, a agricultura sustentável, como seu marco metodológico fundamental, utilizando métodos participativos. 

Os DRPs utilizam abordagem participativa de desenvolvimento, com base na  autodeterminação e na auto mobilização dos grupos locais para a análise de sua situação e dos obstáculos por eles enfrentados, bem como para a identificação de objetivos comuns e ação coletiva. Com objetivo de aumentar a participação autônoma e efetiva das mulheres trabalhadoras rurais com maior igualdade de oportunidades entre homens e mulheres incorporando a seus métodos e atividades de forma transversal.

O motivo fundamental para a adoção das práticas agroecológicas é o de integrar os componentes dos sistemas agroecológicos de forma a melhorar sua eficiência biológica, preservar a biodiversidade, apoiar a produtividade e a capacidade autônoma dos grupos atendidos de maneira sustentável.

Nesta oficina foi definido as ferramentas para se realizar os DRPs nos municípios atendidos, levando em consideração suas características regionais. Está previsto para agosto a aplicação do DRP no Nordeste Paraense, com apoio do MMNEPA grande parceiro do projeto na região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário