quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Oficina Metodologica para elaboração de projetos com grupos produtivos de Mulheres Rurais


A SOF realizará no período de 11 a 12 de agosto de 2010, no Território do Baixo Tocantins em Abaetetuba/PA, a 3ª oficina de formação com mulheres rurais, agora com o tema “Metodologia para elaboração de projetos”.   
 A oficina é parte das atividades de um convênio firmado entre a Sempreviva Organização Feminista - SOF e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que tem como objetivo realizar capacitação, monitoramento e articulação das políticas públicas do MDA com as mulheres rurais nos territórios da cidadania. 
A oficina tem por objetivo dá base às mulheres rurais, que já tem um trabalho em grupos produtivos, sobre as principais metodologias utilizadas para a elaboração de projetos voltados para as atividades desenvolvidas por esses grupos. 
As mulheres que irão participar dessa atividade já participaram de outras atividades e algumas, inclusive, têm desenvolvido trabalhos nas comunidades como multiplicadoras da SOF.
Diante de alguns resultados já identificados pela educadora no território do Baixo Tocantins conclui-se que o trabalho tem dado certo. Mas é importante ressaltar que as atividades realizadas e os resultados e conquistas até aqui alcançados são frutos de um trabalho coletivo junto ao MDA, EMATER, CONAB, INCRA, SOF, FETRAF, MMNEPA, APACC, MORIVA, FETAGRI, STTRs, ARQUIA, associações, secretarias de agricultura, articuladores estaduais, assessores territoriais e outras organizações. Por isso, a necessidade de  avançarmos cada vez mais a fim de conquistarmos e garantirmos o direito e a autonomia das mulheres rurais.

Um comentário:

  1. divulguem!!!!!!!!!!!!!
    CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA AS VAGAS DA CAPACITAÇÃO VIRTUAL – POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE

    O Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB), sob a coordenação dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Meio Ambiente (MMA), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) torna público, por meio desta Chamada, o processo de seleção de alunos para as vagas da Capacitação Virtual: Políticas Públicas de Apoio à Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, na modalidade à distância semipresencial.

    1. Objeto do Curso
    Chamada para seleção de alunos visando ao preenchimento de 200 VAGAS para a Capacitação Virtual: Políticas Públicas de Apoio à Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade.

    (...)

    3. Público-Alvo
    Profissionais com nível médio, técnico ou superior, vinculados a: organizações governamentais e não-governamentais, sindicatos rurais, cooperativas, associações, prefeituras, envolvidos e/ou interessados em desenvolver ações voltadas para as questões de comercialização de produtos da sociobiodiversidade.

    3.1 Pré-Requisitos
    _ Atuar na assistência de empreendimentos das cadeias da sociobiodiversidade;
    _ Fazer parte da Rede de Serviços;
    _ Possuir todas as condições de habilidade para utilização de computadores e busca na Internet;
    _ Possuir acesso a recursos de conectividade;
    _ Ter disponibilidade de 4 (quatro) horas semanais para se dedicar ao curso.

    (...)

    5. Estrutura do Curso
    O curso está estruturado para ser desenvolvido na modalidade à distância semipresencial, online, contemplando 2 (dois) encontros presenciais conforme calendário a ser divulgado posteriormente e atividades distribuídas em 06 (seis) módulos de aprendizagem:

    Modulo – Ambientação Virtual
    Modulo 1 – Introdução às Políticas de Comercialização
    Modulo 2 – PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
    Modulo 3 – PAA – Programa de Aquisição de Alimentos
    Modulo 4 – PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar
    Modulo 5 – PGPM-BIO - Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade
    Modulo 6 – Avaliação da Capacitação

    Ao final do curso será fornecido certificado em nível de aperfeiçoamento. A carga horária total é de 102 horas, com 8 horas presenciais e 94 horas à distância, cumpridas em,
    aproximadamente, 4 (quatro) meses.

    (...)

    7. Inscrição
    7.1. O candidato deverá efetivar sua inscrição via internet por meio do preenchimento da ficha de inscrição (Anexo I).

    7.2. O candidato deverá encaminhar a documentação exigida no item 9, exclusivamente para o email: planosociobio@mda.gov.br, com o assunto: Capacitação Virtual – Políticas Públicas para Apoio a comercialização de produtos da Sociobiodiversidade no período de 26/07/2010 a 20/08/2010, sendo esta última a data final para o envio da documentação.

    8. Apoio Financeiro
    As despesas dos participantes com deslocamento, alimentação e hospedagem, e que se referem exclusivamente a realização dos 2 (dois) encontros presenciais previstos durante o curso, serão custeadas pelo PNPSB, mediante preenchimento do formulário para emissão de passagens e diárias (Anexo II).

    Para Maiores detalhes acesse:
    https://www.rumo.com.br/sistema/Noticias.asp?IDLoja=12492&Y=129505606853&cch=



    Gustavo Assis - Engenheiro Florestal
    DATERRA - LIVROS E PRODUTOS ECOSSOCIAIS
    loja virtual: http://loja.daterraecos.com.br
    e-mail: daterra@daterraecos.com.br
    twitter: http://twitter.com/DaTerraecos
    ============================



    --

    --
    Edmilson Pinheiro
    São Luís/MA/Brasil
    __._,_.___

    ResponderExcluir