Está em curso, pelo PROJETO MULHERES DO CAMPO, o ciclo de diagnósticos participativos e oficinas com enfoque em Segurança Alimentar, Agroecologia, Saúde, Participação Política para mulheres trabalhadoras rurais da Região do Baixo Tocantins e Nordeste Paraense, uma parceria do MMNEPA e da APACC, financiado pela União Europeia e Pão Para o Mundo.
A partir de outubro, as informações serão sistematizadas e os principais resultados debatidos com as comunidades e autoridades locais, sobretudo os problemas que estão surgindo com os levantamentos, ausência de saneamento básico, assistência técnica, doenças em relação à água, violência contra a mulher, e as possibilidades como as experiências alternativas de agroextrativismo sustentável, o enriquecimento de sistemas agroflorestais nativos, as cooperativas e as organizações de mulheres.
As equipes tem contado com o apoio dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e organizações agroextrativistas locais de mulheres e mistas.
No Baixo Tocantins, os levantamentos estão sendo realizados em comunidades dos municípios de Igarapé Mirim, Mocajuba, Cametá, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará.
No Nordeste Paraense participam mulheres dos municípios de Santa Maria, São Domingos do Capim, Bonito, Bragança, Capanema, Nova timboteua, Salinópolis, Santa Luzia, Tracuateua, Aurora do Pará, Capitão Poço, Irituia, Mãe do Rio e Ourém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário