domingo, 20 de março de 2011

Pesquisa apresenta evolução do pensamento e do papel das mulheres brasileiras na sociedade

A pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado, realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo, por meio do Núcleo de Opinião Pública, em parceria com o SESC, apresenta a evolução do pensamento e do papel das mulheres brasileiras na sociedade. Entre os temas abordados no estudo estão Percepção de ser mulher: feminismo e machismo; Divisão sexual do trabalho e tempo livre; Corpo, mídia e sexualidade; Saúde reprodutiva e aborto; Violência doméstica; e Democracia, mulher e política.

A introdução do recorte de gênero é a grande inovação deste estudo que, desta vez, ouviu mulheres e homens sobre a situação da mulher brasileira. A pesquisa foi realizada em agosto de 2010 e ouviu a opinião de 2.365 mulheres e 1.181 homens, com mais de 15 anos de idade, de 25 unidades da federação, cobrindo as áreas urbanas e rurais de todas as macrorregiões do país. O levantamento envolve a inclusão de 176 municípios na amostra feminina e 104 na masculina.

Entre os temas abordados, a violência é o que chama mais atenção. Com relação à violência doméstica, em 2001, foram 12 modalidades abordadas; em 2010, foram 20. O tema Aborto foi mais aprofundado; entre os dados, estão os motivos que levaram muitas mulheres a terem abortado, como a falta de condições econômicas para ter um (ou mais de um) filho e a falta de uma relação estável e apoio do homem de quem engravidaram.

Para acessar a pesquisa, clique aqui.

Fonte: Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário