segunda-feira, 11 de abril de 2011

De 5 a 7 de abril, em Santa Maria do Pará, foi realizada a Oficina de Metodologia Participativa Camponês(a)-Camponês(a): difusão de conhecimentos agroecológicos na produção, beneficiamento e comercialização sustentável na Amazônia, com enfoque de gênero.

O objetivo principal das oficinas é fortalecer as Redes de Agroecologia nos estados da Amazônia e contribuir para a disseminação de práticas agroecológicas e de segurança alimentar, fortalecendo agricultoras e agricultores familiares em processos sustentáveis de produção, beneficiamento e comercialização de seus produtos agroextrativistas.


Participaram 42 pessoas (7 homens) dos estados do Pará, Amazonas, Maranhão. No Pará vieram mulheres de organizações e associações de mulheres acompanhadas pelo MMNEPA de 13 municípios (Aurora do Pará, Bragança, Capanema, Irituia, Jambu-Açu, Nova Timboteua, Mãe do Rio, Capitão Poço, Santa Maria do Pará, São Domingos do Capim, Ourém, Salinas, Santa Luzia do Pará), de Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais, Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (CEAPAC-Santarém) e APACC. Dos outros estados vieram representantes da Associação Agroecológica TIJUPÁ do Maranhão, do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB-MA), da Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA), do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM) e da Rede de Agricultores Tradicionais da Amazônia (REATA). 


Com o apoio do Programa de Diálogo e Intercâmbio em Agricultura Sustentável (PRODIAS) e da Rede de Agroecologia da Amazônia (ANA Amazônia), através do Projeto Mulheres do Campo, a Associação Paraense de Apoio Às Comunidades Carente (APACC) e o Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA) coordenam esta atividade no Pará, em parceria com as organizações de redes de agroecologia da região.  
O projeto mulheres do campo tem a coordenação geral da Pão Para o Mundo (PPM), com financiamento da União Europeia.

 
As oficinas contam com a moderação do consultor da Costa Rica Dennis Montero Solís, Assessor de Agricultura Sustentável, Segurança alimentar e Metodologia Camponês (a) a Camponês (a) e Uli Ide, assessor da HEKS (Serviço de Ajuda das Igrejas Evangélicas da Suíça), na tradução e metodologia CaC.

 A segunda oficina vai acontecer de 12 a 14 de abril em Cametá, com  participantes do Acre, Mato Grosso, Tocantins e Pará, sob a organização da APACC Cametá-Polo Rural.
Rumo ao Baixo Tocantins na disseminação da agroecologia com segurança alimentar!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário