terça-feira, 5 de abril de 2011

O Pará é destaque na nova temporada do Diz Aí, programa que revela o que pensam e querem os jovens rurais do país

O Canal Futura estreia no dia 7 de abril (quinta-feira) a terceira temporada da série Diz Aí. Desta vez, o programa, que abre espaço para mostrar o que os jovens pensam sobre as grandes questões sociais brasileiras, vai tratar dos dilemas da juventude rural. Quais são as aspirações e atividades dos jovens que lutam por melhor qualidade de vida no campo? Como vivem, estudam, se divertem e que experiências de valorização das suas comunidades lideram ou desejam? Com formato documental e episódios de 7 minutos, o Diz Ai vai ao ar na faixa do Conexão Futura, toda quinta-feira, às 15h40, com reprises aos sábados, às 15h50; e domingo, às 8:20h. Clique aqui para ver a chamada do programa.

O Pará é destaque na série e mostra em duas experiências dos municípios de Cametá e Abaetetuba, as peculiaridades da juventude rural ribeirinha da
Amazônia.

Dia 7 haverá o lançamento nacional com atividades e entrevistas simultâneas do Rio de Janeiro (RJ), de Cametá (PA) e da Calendária (RS), onde os jovens que participaram do programa falarão da realidade da juventude rural de norte a sul do país.

De Cametá, a série revela como a formação e a organização por meio de ONGS, sindicatos e experiências educacionais estão ajudando a fixar o jovem no campo, com mais qualidade de vida e renda familiar.

Já em Abaetetuba, o curso de Pedagogia das Águas que tem sua primeira turma pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mostra a importância da educação que respeita os saberes locais e os reflexos positivos dessa metodologia na formação dos professores que atuam nas comunidades ribeirinhas.

A série terá cinco programas temáticos sobre educação, cultura, identidade, organização e sustentabilidade. Os episódios misturam depoimentos de jovens engajados com imagens de ações de mobilização por eles lideradas e cenas cotidianas do meio rural. Tudo isso aliado a uma edição dinâmica e recursos de computação gráfica e sonorização com referências ao universo jovem. A consultoria é da professora doutora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) Elisa Guaraná.

Realidades Reveladas - Contrariando o senso comum de que a juventude rural deseja migrar para as cidades, a série mostra o engajamento desses jovens na luta pela permanência no campo. As temáticas dos programas foram sugeridas pelos próprios jovens participantes das diversas organizações do meio rural, em consultas feitas pelas equipes de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, durante encontros de juventude ocorridos em diferentes estados brasileiros.

Lançamento em Cametá - O Canal Futura, em parceria com a Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes (APACC), fará o lançamento em Cametá, no dia 07/04, a partir das 14 horas. O evento contará com a participação de universidades e diversas organizações que atuam no meio camponês para assistir ao programa, seguido de um debate sobre Juventude Rural no Pará.

Distribuição gratuita - Além da exibição no Canal Futura, a série Diz Aí III será distribuída em DVD para instituições, movimentos sociais e outras organizações parceiras do projeto Maleta Futura. O conteúdo ainda será disponibilizado para download no FuturaTec, a videoteca gratuita do Canal Futura.

Os programas desta edição foram gravados em regiões rurais do sul, sudeste, centro-oeste e norte do país. Através de uma parceria com a ASA (Articulação do Semi Árido), mais quatro episódios, com temática ligada exclusivamente à juventude rural da região nordeste, serão produzidos até o final do ano. Fórum que reúne mais de 700 organizações da sociedade civil na luta pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semi-árido brasileiro, a ASA mantém um extenso histórico de relacionamento com o Canal Futura, em especial no projeto Maleta Futura e na produção da série “Água: vida e alegria no semi-árido”, uma animação voltada para o público infantil

Sobre o Diz Aí - A série Diz Aí foi exibida pela primeira vez em 2008 com o objetivo de mostrar as reivindicações dos jovens sobre os temas que seriam debatidos na 1ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em abril daquele ano. De novembro de 2007 a janeiro de 2008, equipes da Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura acompanharam os debates nas Conferências Livres de Juventude em Natal (RN), Conceição das Crioulas (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Deste material saiu a primeira temporada, que abordou discussão sobre meio ambiente, mercado de trabalho, educação, cultura e participação política. Na segunda edição, realizada e exibida em 2009, o Canal Futura investigou como os jovens estavam organizados e o que pensavam sobre cidadania, meio ambiente, relações de gênero e mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário