quinta-feira, 5 de maio de 2011

Feira da Produção Familiar Agroecológica e de Economia Solidária em Limoeiro do Ajuru

No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural, ocorreu, no município de Limoeiro do Ajuru, no território do Baixo Tocantins (PA), a Feira da Produção Familiar Agroecológica e de Economia Solidária, cujo objetivo era, além de promover a venda da produção da agricultura familiar do município, fazer a troca de experiências dos sabores e saberes dos diversos produtos, promovendo uma relação de confiança entre agricultores/as e consumidores de forma consciente e com segurança alimentar.

                                       

As trocas de experiência proporcionaram momentos informativos sobre os produtos, o uso das plantas medicinais na medicina tradicional e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e agroecológica, refletindo sobre a importância da economia solidária de forma sustentável.

A feira contou com a participação de 14 comunidades e empreendimentos locais, associação de mulheres e outras diversas organizações, podendo encontrar no local aves, carne de porco, patos, banana, farinhas de mandioca e de tapioca, coco, mamão, camarão, alface, cheiro verde, cebolinha, couve, abóbora, maxixe, artesanatos, plantas medicinas e uma linda cozinha, servindo comidas caseiras com peixe, maniçoba, farinha, carne de aves, entre outros produtos da agricultura agroecológica e camponesa.


                                 


No espaço, a rádio local estava presente e entrevistou organizações, agricultores e agricultoras e gestores públicos, sempre legitimando a feira como uma das alternativas de comercialização e geração de renda de forma sustentável e de respeito ao meio ambiente. Na avaliação da equipe da Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes (Apacc) e de toda comissão organizadora, passaram pela feira cerca de 500 pessoas, entre consumidores e visitantes.

A Feira da Produção Familiar Agroecológica e de Economia Solidária foi organizada por associações, cooperativas, ONGs, STTR, Colônia de Pescadores, Redes de Agricultores/as Multiplicadores/as e a prefeitura municipal. A Apacc, além de ser organizadora da feira, realizou, em diversos momentos, assessoria para que a mesma pudesse ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário