quinta-feira, 19 de maio de 2011

MMA reconhece protagonismo da agricultura familiar na política ambiental

19/05/2011 - MMA - Ministério do Meio Ambiente
Os agricultores familiares são vistos pelo Ministério do Meio Ambiente como protagonistas da política ambiental.  Para ampliar o diálogo com a categoria, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, discutiu na tarde desta segunda-feira (18/5) com representantes do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) a importância da produção do setor para proteção do meio ambiente.

O MPA tem como um dos primeiros pontos da pauta a questão ambiental como forma de melhoria da agricultura familiar.  "O cuidado com o meio ambiente é uma coisa que a gente sempre teve.  Sem os recursos naturais a gente não tem produção.  E o pagamento por serviços ambientais é o reconhecimento e o incentivo", disse Raul Krauser, integrante do MPA.

Para a ministra Izabella Teixeira, é preciso ampliar o diálogo com quem usa o meio ambiente e não só com aqueles que têm por definição proteger o meio ambiente.  Ela sugeriu aos representantes do movimento que apresentem projetos estruturantes para melhorar a qualidade de vida de quem está na ponta.  "O MMA tem de aprender com quem é do campo", disse.

Izabella informou ao grupo que o Ministério do Meio Ambiente criará o Programa Nacional de Agroecologia que vai contribuir para o desenvolvimento sustentável no campo.  "É preciso ter alimentos sem agrotóxicos para todo o povo brasileiro e não só para a elite", destacou.

A educação ambiental é outro ponto fundamental tratado pela ministra com o grupo.  Temas como mudanças climáticas e água têm influência direta no cotidiano do campo.  "Na vulnerabilidade climática, falta de água e degradação da terra, o pequeno agricultor é o primeiro a ser afetado.  Depois o consumidor, com o preço do alimento", ressaltou.

Ao final do encontro Izabella, sugeriu ao MPA que aproveitem o protagonismo feminino no campo, destacando o trabalho das mulheres focado na sustentabilidade e com grande papel de agente influenciador.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário