terça-feira, 10 de maio de 2011

Simpósio “Democracia e Participação nos Movimentos de Mulheres e Feministas no Pará" apresentou resultados de pesquisas do Gepem

Como parte da programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Relações de Gênero (Gepem), da Universidade Federal do Pará (UFPA), promoveu o simpósio “Democracia e Participação nos Movimentos de Mulheres e Feministas no Pará: cenários, práticas de empoderamento e espaços de decisão política” nos dias 5 e 6 de maio, no auditório do Capacit, na própria instituição.

O encontro teve como objetivo apresentar os resultados das pesquisas do grupo desenvolvidas entre os anos de 2008 e 2011, com novos achados sobre a atuação dos movimentos de mulheres no processo de empoderamento e emanciapação econômica como fator da reforma política.

Durante esse período, o Gepem desenvolveu dois projetos: “Gênero, Política e Representações Sociais” e “Os movimentos de mulheres e sua atuação no avanço das carreiras femininas nos espaços de poder político”. O primeiro apontou os níveis do empoderamento das associações, sem evidenciar ações para garantir a presença das mulheres nos espaços de poder. O segundo projeto continuou os objetivos do anterior e examinou a relação desses movimentos no estímulo ao recrutamento de candidaturas femininas às eleições.

Em dois anos de atividades, a equipe de pesquisa percorreu 70 cidades paraenses e teve acesso a mais de cem associadas e coordenadoras dos movimentos de mulheres. Nas visitas às bases desses movimentos, constatou-se a ampliação das demandas pela emancipação pessoal das associadas nas comunidades onde ainda resistem as lutas políticas e partidárias de gestores municipais nem sempre interessados em apoiá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário