terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tecnologia Social da Apacc é finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil 2011

As Redes de Produção Agroecológica e Solidária, projeto da Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes (Apacc), está entre as três melhores iniciativas da região Norte do país. Ela é uma das 27 tecnologias sociais finalistas da sexta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil.

Tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representam soluções de transformação social. O projeto da Apacc busca fortalecer, de forma continuada, a produção familiar agroecológica, a fim de valorizar os produtos agroextrativistas e gerar renda - de forma sustentável e com segurança alimentar.

A tecnologia tem como ponto forte o processo organizacional, no qual agricultores e agricultoras produzem de forma planejada e comercializam com preservação ambiental. Isso tem proporcionado a comercialização dos produtos agroecológicos em feiras locais e regionais; venda direta ao consumidor; e por meio dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Das 1.116 tecnologias sociais inscritas, 264 foram certificadas e, em seguida, pontuadas segundo os critérios de efetividade, nível de sistematização da tecnologia e resultados qualitativos e quantitativos. Aquelas que somaram as médias mais altas formam o grupo das 27 finalistas, divididas em nove categorias: “Região Norte”, “Região Nordeste”, “Região Centro-Oeste”, “Região Sudeste”, “Região Sul”, "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil", "Gestão de Recursos Hídricos", "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais", e "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza". São três finalistas em cada uma delas.

Avaliação - Quatorze técnicos participaram das avaliações nessa etapa e verificaram, principalmente, se as tecnologias inscritas atendiam aos critérios listados no regulamento. Nos dias 15 e 16 de setembro, foram feitas visitas nas comunidades em Cametá para vivenciar as ações práticas e para reunir com agricultores e agricultoras, e com a equipe da Apacc.

O prêmio - A premiação das nove tecnologias vencedoras será em Brasília (DF), em novembro. Cada uma delas receberá o prêmio de R$ 80 mil. O resultado dos 27 projetos finalistas foi divulgado no dia 4 de outubro. As 264 tecnologias certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologia Social (www.fbb.org.br/tecnologiasocial).
Concedido a cada dois anos, a premiação visa identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. O prêmio conta com o patrocínio da Petrobrás e o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.


Clique na imagem para ver os finalistas


Nenhum comentário:

Postar um comentário