segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social 2011



Por Dalva de Oliveira

Em encontro fechado, a Fundação Banco do Brasil reuniu na manhã dessa quinta-feira (17/11), no Hotel Mercure, em Brasília/DF, a comissão julgadora para seleção dos vencedores do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Os critérios para a escolha são: Inovação, Envolvimento da Comunidade, Transformação Social e Potencial de Reaplicabilidade. As nove iniciativas serão conhecidas pelos parceiros e pelo público no dia 22/11, durante a Solenidade de Entrega do Prêmio. O evento será transmitido ao vivo, via internet. Todo o processo foi acompanhado pela empresa KPMG Auditores.

Foram 1116 inscrições, 264 tecnologias certificadas e um grupo de 27 finalistas de onde se escolherá nove projetos vencedores, um por categoria. Cada iniciativa receberá uma premiação no valor de R$ 80 mil, além de folders e um vídeo institucional para que possam divulgar seus trabalhos. As inscrições começaram em abril e projetos de instituições sem fins lucrativos, de todo o país, participaram do Prêmio – que está em sua sexta edição.

Criado em 2001, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 conta com o patrocínio da Petrobras e com o apoio institucional da Unesco, do Ministério da Ciência e Tecnologia e da KPMG Auditores Independentes. Realizada a cada dois anos, a premiação certifica tecnologias sociais selecionadas segundo critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social e interação com a comunidade.

As categorias do Prêmio são: Região Sudeste, Região Norte, Região Nordeste, Região Sul, Região Centro-Oeste, Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil, Gestão de Recursos Hídricos, Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais e uma categoria inédita: Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza.

Tecnologia SocialTecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representam efetivas soluções de transformação social. As Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil integram o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), base de dados on-line disponível no endereço www.fbb.org.br/tecnologiasocial, contendo informações sobre as tecnologias e instituições que as desenvolveram. O BTS é o principal instrumento utilizado pela Fundação BB para disseminar, promover e fomentar a reaplicação de Tecnologias Sociais.

Serviço
Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011
Data: 22 de novembro
Horário: 19h30
Local: Grande Oriente do Brasil 913sul – Brasília/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário