segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

2º módulo da Oficina de Metodologias Participativas CaC - Camponês (a) - Camponês (a): difusão de conhecimentos agroecológicos na produção, beneficiamento e comercialização sustentável na Amazônia, com enfoque em gênero.



Por ascom-apacc   

O mês de Janeiro terminou, porém de maneira muito positiva. Em particular, para a APACC - Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes e o MMNEPA - Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense. Realizadores do Projeto Mulheres do Campo, que é financiado pela União Européia e Pão Para o Mundo. E conta com a articulação da ANA - Amazônia.

A jornada começou nos dias 18, 19 e 20 no Município de Ourém (PA), que é uma das áreas de atuação do MMNEPA. Terminando no nos dias 24, 25 e 26 no Município de Cametá (PA), aonde a APACC possui sua outra sede e atua tanto localmente como em algumas comunidades.

Foram ministradas oficinas pelo costarriquenho Dennis Montero Solís, Assessor de Agricultura Sustentável, Segurança Alimentar e a Metodologia CaC. E utilizou a metodologia da Educação Popular e CaC: métodos participativos e ativos de aprendizagem coletiva.

Que levaram em consideração a referência da metodologia CaC e suas relações com praticas já desenvolvidas pelos grupos participantes. Juntamente com suas experiências de comercialização dos seus produtos, relacionados com o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Houve uma grande participação nas oficinas do 2º módulo, não só de agricultoras (es), lideranças e articuladoras (es) regionais, mas também com a presença de agricultoras (es) e técnicas (os) dos estados do Amazônas, Maranhão, Mato Grosso e Santarém.

Ao final desta jornada boa, fica a certeza de que não só nos empoderamos ainda mais de conhecimentos, além de alguns compartilhados. Mas da renovação dos nossos valores e convicções. Para continuarmos fortes para as lutas que ainda infelizmente temos que travar. Em busca de um mundo com Equidade, para todas (os). E nossos parabéns a todas (os) os que fizeram tudo isso acontecer, em todas as suas dimensões, com suas devidas e fundamentais importâncias.

Leiam a programação e seus objetivos:

- Avaliar as ações de multiplicação da metodologia CaC que foram encaminhadas no primeiro módulo e sua relação ou integração com ela.
- Aprofundar os conceitos da metodologia CaC, levando em consideração as praticas já realizadas pelas entidades participantes.
- Em Cametá: visita de campo na propriedade do Seu Maurício, que fica comunidade de Ajó. Agricultor que produz peixes, mel, castanhas, verduras, frutas.
- Em Ourém: exposição das ações realizadas pelo MMNEPA, e suas relações de organização, produção e comercialização.
- Introduzir o tema da comercialização de acordo com a metodologia CaC, com os produtos das comunidades.
- Estabelecer ações ou encaminhamentos de multiplicação relativa á comercialização desses produtos, para serem apresentadas no terceiro e ultimo módulo, que está previsto para ser realizado próximo ao final deste ano.














Nenhum comentário:

Postar um comentário