quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

UCODEP - Associação Unidade e Cooperação para o Desenvolvimento dos Povos e APACC - Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes apresentaram o Projeto Água Potável e Higiene

Por ascom-apacc

 
O evento foi realizado no dia 15 de Fevereiro de 2012, no auditório da APACC - Cametá (PA). Com uma reunião aonde estiveram presentes Alessandro Ugolini da UCODEP, Pastoral da Criança, STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cametá (PA) e dois Agentes Comunitários de Saúde de Cametá (PA) e Mocajuba (PA), que gentilmente aceitaram o convite. Além da equipe da APACC.

O Projeto Água Potável e Higiene é ancorado na UCODEP/Brasil que tem sede no município de Abaetetuba (PA), no Território da Cidadania do Baixo Tocantins. E será desenvolvido em parceria com a APACC. Além de possuir grande sinergia com as ações de saúde executadas pelo Projeto Mulheres do Campo.

Ele tem como objetivo geral, Melhorar a saúde e as condições de vida das famílias de agricultores e agricultoras familiares, ribeirinhos e quilombolas. Por meio da melhoria do acesso à água potável e com ações de sensibilização sobre temas como esterilização da água e de higiene pessoal. Com foco de atuação nos municípios de Igarapé Miri (PA), Cametá (PA) e Mocajuba (PA).

Objetivos específicos:

     Melhoria da qualidade da água que é consumida pelas famílias de ribeirinhos. Por meio da difusão de tecnologias simples para a esterilização da água e distribuição de kits de esterilização;
     Diminuição da incidência de enfermidades causadas por coliformes fecais. Com a difusão de banheiros secos e tecnologias que reduzem a contaminação por dejetos humanos e doenças causadas pela água contaminada;
     Melhoria do nível de sensibilização das famílias (especialmente das mulheres) sobre a higiene pessoal;
     Melhoria de qualidade da produção agrícola pela menor exposição dos produtos à contaminação. Para agregar valor e como consequência gerar renda e manter a segurança alimentar.


 Após as discussões, foram apresentados os critérios as comunidades que serão beneficiadas pelo Projeto Água Potável e Higiene. E foram agendadas visitas com o objetivo de apresentar o projeto para as comunidades e realizar um diagnóstico inicial sobre as questões relacionadas a ele.

Agenda de visitas:
·         Dia: 06/03/2012 Comunidade de Ponta Grande em Cametá (PA);
·         Dia: 07/03/2012 Comunidades de Paruru do Meio e Mapiraí de Baixo, em Cametá (PA);
·         Dia: 21/03/2012 Comunidade de Icatu, em Mocajuba (PA). 



Um comentário:

  1. em breve a ucodep estará lançando um tutorial de como se monta o sistema de purificação de água. que já foi realizado na comunidade mapirai e paruru em cametá. se quiser saber mais informações add no face.

    ResponderExcluir