segunda-feira, 26 de novembro de 2012

III Oficina de Metodologia CaC realizada em Bragança



Com a força e a ternura típicas de ambientes nos quais a mulher é protagonista, foi realizada a terceira etapa da oficina Camponês (a) Camponês (a) (CaC) em Bragança nos dias 13 a 15/11/12, pelo território do Nordeste Paraense do projeto Mulheres do Campo, financiado pela União Europeia e Pão Para o Mundo, realizado pelo Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA) e Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC). A oficina de metodologia participativa CaC: difusão de conhecimentos agroecológicos na produção, beneficiamento e comercialização sustentável na Amazônia.

Compartilharam experiências camponesas e técnicos de diversas cidades do Nordeste Paraense e do Maranhão. Como facilitador, mais uma vez Dennis Monteiro, 48 anos, direto da Costa Rica demonstrou que a América Latina está toda unida, apesar das diferenças, na luta por justiça no campo e segurança alimentar, a partir da ação protagonista de cada camponesa e cada camponês.

Foram feitas visitas em algumas experiências agrícolas do município de Bragança e a partir disso foi realizado estudo de como é possível realizar Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) a partir dos princípios da agricultura familiar sustentável.

O encerramento do ciclo trouxe lágrimas, mas também a certeza de que os caminhos percorridos abrem novos horizontes e apontam para a continuidade do processo. Nas malas de cada um e cada uma, lembranças do encontro e a certeza de que, seja na Amazônia, seja na América Latina, a  não é feita com passos solitários a caminhada por um outro mundo sustentável e solidário.







Abaixo vídeo com as imagens do encontro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário