sexta-feira, 4 de março de 2011

Carta de brasileiros alerta para risco de uso de áreas de preservação

Em meio às pressões para pôr em pauta de votação no Congresso Nacional o Projeto de Lei do novo Código Florestal, pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicaram uma carta na prestigiada revista científica Nature, questionando o conteúdo das mudanças propostas. Na sua forma atual, a proposta de mudança apresentada pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-PE) promove mudanças em pontos polêmicos, como a possibilidade redução das áreas de preservação permanente (beira de nascentes, rios e lagos, topos de morros e áreas de encosta) em 50%, a desobrigação de pequenas propriedades rurais de manter áreas de Reserva Legal e a possibilidade de anistia aos proprietários rurais que descumpriram as obrigações de proteção de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Reserva Legal até 22 de julho de 2008.

Os pesquisadores Carlos Zucco, Luiz Gustavo Oliveira-Santos e Fernando Fernandez abordam especificamente o tema da redução das APPs, lembrando que as recentes catástrofes da região serrana do Rio de Janeiro tiveram suas consequências agravadas pelo histórico de descumprimentos daquilo que é estabelecido pelo atual Código Florestal. Mais de 890 pessoas morreram em função do excesso de chuvas e deslizamentos de encostas. Segundo eles, a proposta de mudança no Código Florestal Brasileiro, que deverá ser votada no próximo mês de março, está na contramão dos sinais que a natureza tem nos dado nesses últimos anos.

A correspondência pode ser lida na íntegra no endereço: http://www.nature.com/nature/journal/v470/n7334/full/470335a.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário