O cinema expressa em imagens o que a sociedade tem demonstrado, em versões, sobre as representações sociais evidenciando as relações de gênero no enfoque sobre as mulheres, suas atividades, suas formas de luta, suas conquistas e/ ou os arquétipos tradicionais dos tipos femininos avançando para os mais ousados, em mudanças nem sempre aceitas, posto que alguns tipos ferem o reconhecido status quo.
A celebração do Dia Internacional da Mulher, neste ano, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Relações de Gênero (Gepem), da Universidade Federal do Pará (UFPA), espera dialogar com a sociedade externa à academia, usando um dos meios de comunicação mais ilustrativos e de grande força interativa – o cinema –, numa programação de filmes que possam dizer alguma coisa sobre o habitus no cotidiano feminino.
Foram escolhidos cinco títulos com variadas abordagens sobre as imagens femininas para exibição no Cinema Olympia, de 9 a 13 de março, sempre às 18h30. O evento conta com a parceria da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e Fundação Cultural de Belém (Fumbel/PMB).
Para ler mais, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário