sexta-feira, 4 de março de 2011

Parlamentares entregam prêmio Bertha Lutz às vencedoras de 2010

Em sessão solene na última terça-feira (1º), o Congresso Nacional comemorou o Dia Internacional da Mulher (celebrado em 8 de março) e entregou o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2010, do Senado, às cinco vencedoras dessa edição do prêmio. Foram diplomadas Maria Liége Santos, Chloris Casagrande, Maria José da Silva, Maria Ruth Barreto e Carmen Helena Foro.

Maria Liége participa da Federação Democrática Internacional de Mulheres. Chloris Casagrande é pedagoga, escritora e atualmente vice-presidente da Academia Paranaense de Letras. Maria José da Silva criou um projeto de coleta seletiva e educação ambiental e incentiva a criação de cooperativas de mulheres catadoras de material reciclável, no Piauí. A psicopedagoga Maria Ruth Barreto foi a primeira presa política do Ceará durante o regime militar. Carmen Helena Foro trabalha como coordenadora de movimentos sindicais.

A sessão de homenagem às mulheres foi requerida por Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também preside o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Segundo a senadora, é necessário "reverenciar as mulheres, em reconhecimento por sua fibra e coragem, por sua ternura e carinho, e pela dedicação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário