terça-feira, 29 de março de 2011

Oficina difunde conhecimentos sobre plantas medicinais no Pará


Entre os dias 22 e 24 de março, agricultoras e beneficiadoras de plantas medicinais participaram da oficina Disseminando saberes sobre o cultivo, conservação e manejo de plantas medicinais, no âmbito do Projeto Mulheres do Campo, promovida pela Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes (APACC), pelo Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA) e pela Pão Para o Mundo (PPM) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental). Participaram cerca de 30 mulheres que já utilizam e beneficiam plantas medicinais mas também são fruticultoras, pescadoras, artesãs, integrantes da Pastoral da Criança, Agentes Comunitárias de Saúde, de grupo de Bioenergética, entre outras. A maioria veio dos municípios do Nordeste Paraense e do Baixo Tocantins como Cametá, Mocajuba, Capanema, São Miguel, do Guamá, Santa Maria, Irituia, Santa Luzia, Salinas, Tracuateua, Mãe do Rio, Limoeiro do Ajuru, Nova Timboteua. 
Integraram a programação trocas de experiências, debates e aulas práticas, como visita ao Horto de Plantas Medicinais; cultivo, conservação e propagação das plantas; fitoquímica; e coleta e identificação botânica. As participantes se comprometeram em multiplicar os novos conhecimentos em suas comunidades.
Para o pesquisador da Embrapa, Osmar Lameira, o interessante é que essas mulheres repassem informações e dicas nas comunidades onde vivem. “Elas já sabem fazer e trabalham com isso. O curso não pretende ensiná-las e, sim, sistematizar o processo já utilizado por elas: mostrar o tempo certo para colher uma folha, como utilizar melhor uma casca, como as plantas devem ser cultivadas e conservadas, como, por exemplo, evitar guardar o material em sacos plásticos, já que não impede a umidade”, explicou.
Este documento foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva da Pão Para o Mundo, não podendo, em caso algum, considerar-se que reflete a posição da União Europeia.
Veja abaixo algumas imagens do curso:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário