sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ciclo de Oficinas sobre Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial Sustentável

Os municípios Igarapé-Miri, Abaetetuba e Barcarena serão contemplados, no dia 7 de outubro, com o Ciclo de Oficinas sobre Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial Sustentável, que ocorrerá em Abaetetuba.

O objetivo da ação é discutir sobre a economia solidária enquanto motor de desenvolvimento territorial sustentável, mediados pela conjuntura do Baixo Tocantins; mobilizar sujeitos locais para a realização das Feiras Territorial e Municipais de Ecosol (Encontro Territorial de Economia Solidária do Baixo Tocantins) e criação do Fórum de Economia Solidária do Baixo Tocantins, até julho de 2012; e fortalecer a dimensão territorial do desenvolvimento, à luz da economia solidária, pela articulação dos municípios do Baixo Tocantins, potencializando a estratégia de Fórum Territorial de Ecosol e o Conselho de Desenvolvimento Territorial Baixo Tocantins (Codeter), como mediadores institucionais.

No dia 9 de setembro, o município de Moju recebeu o primeiro ciclo, envolvendo também as cidades de Tailândia e Acará. No no dia 7 de outubro, será a vez Mocajuba e Baião (em Mocajuba) e, no dia 14 do mesmo mês, Cametá sediará o evento, reunindo também os municípios de Limoeiro e Oeiras.

A proposta das oficinas nasce em meio às proposições do I Encontro Territorial de Economia Solidária do Baixo Tocantins (I Ecosol), ocorrido em junho deste ano, em Abaetetuba, e das articulações estabelecidas entre a coordenação desse encontro e o Núcleo Diretivo do Codeter Baixo Tocantins.

Dentre os encaminhamentos do I Ecosol deliberou-se pela criação (até julho de 2012) do Fórum Territorial de Economia Solidária do Baixo Tocantins e pela realização da II Feira Territorial de Economia Solidária, além do incentivo às feiras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário