terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Planejamento do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cametá (PA) no Baixo Tocantins debate a Agroecologia e Economia Solidária

Por ascom-apacc



O STTR de Cametá (PA) realizou entre os dias 09 e 10 de Fevereiro, seu planejamento para o ano de 2012. O evento aconteceu na Comunidade de Carapina, região de várzea do município de Cametá (PA). E contou com a participação de Diretores (as) do STTR, de parceiros como a Casa Familiar Rural de Cametá e alguns Delegados Sindicais convidados. O principal objetivo do planejamento foi reunir as sinergias entre as secretarias sindicais, debater temáticas sobre a Agroecologia e incorporar ao planejamento a Economia Solidária.


O planejamento teve o apoio de um Assessor Técnico do Sindicato, além da assessoria da APACC - Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes, que contribuiu nas discussões, na metodologia e na realização do planejamento com um todo.
 
As atividades foram divididas da seguinte maneira: o 1º dia foi de debates e reflexões ao entorno da Agroecologia, dos objetivos e missão do STTR de Cametá (PA) e o 2º foi de ação de planejamento das ações estratégicas.

Abaixo segue as principais atividades que foram realizadas:

- Criação de grupos de jovens para capacitação em informática e educação ambiental;

- Implantação de parcelas de sistemas agroflorestais nas comunidades;

- Realização de um seminário para discutir a cadeia produtiva da mandioca, açaí entre outros produtos oriundos da Agricultura Familiar;

- Participação efetiva do STTR no Forúm de Ecosol do Território do Baixo Tocantins;

- Realização de campanhas de documentação;

- Apoio na realização de feiras locais.  

O STTR conta com a parceria de organizações como APACC, CFR de Cametá (PA), UFPA entre outras.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário