terça-feira, 20 de março de 2012

Mulheres camponesas defendem preservação ambiental

Por ascom-apacc 

Representantes do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil participaram, nesta sexta-feira (16/03), de reunião no Ministério do Meio Ambiente. Elas apresentaram propostas de políticas e projetos de gestão ambiental e produtiva para o setor. Entre as ações previstas no documento está a implantação de três mil quintais agroecológicos e a criação de programas de educação ambiental.

A proposta será analisada pelo Ministério do Meio Ambiente. O movimento de camponesas traz a questão ambiental como elemento central da sua bandeira, o que dá significado e organização para a luta dastrabalhadoras rurais, afirmou Roberto Vizentin, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

O secretário do MMA recebeu as representantes do movimento, destacando que a defesa do meio ambiente está inserida, hoje, nas reivindicações dos mais diversos setores, o que garante um movimento ambiental protagonizado pelas mais diversas organizações sociais.

Ele lembrou que milhares de mulheres trabalhadoras rurais produzem, em suas pequenas propriedades, alimentos para suas famílias. Pela proposta do movimento, haveria uma ampliação dessa ação de subsistência, para geração de emprego e renda de forma sustentável.

Michela Calança, representante da Direção Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil, explica a importância do fomento adequado para produção de alimentos sustentáveis e sustentáveis. Com esses quintais, a biodiversidade local será explorada e preservada, possibilitando renda para nós, mulheres, que vivemos daquilo que produzimos, ressalta.

O movimento reivindica, ainda, a construção de programas de qualificação ambiental de preservação e recuperação de florestas e a consolidação de um zoneamento ambiental e econômico. Segundo Michela,  o modelo atual de exploração da terra interfere diretamente no meio ambiente e no ciclo natural do planeta. Para ela, é necessário uma conscientização da sociedade quanto ao uso adequando da terra, com a preservação dos recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário